quinta-feira, 13 de julho de 2017

ESTRANHAMENTE FELIZ NESTES DIAS DE INVERNO



Resultado de imagem para dia nostalgico




Dias nostálgicos aqui deste lado dos campos, deste planalto...um verde infinito, interrompido por terras prontas para o plantio. Do alto parecia que o campo sangrava, mas logo se colheria o que se haveria plantado. Tudo é muito relativo, por um olhar junguiano. O Sol brilha num céu azul cor de anil, estranhamente feliz nestes dias de inverno. Que é quando meu coração ao invés de continuar hibernando, desperta para as doces e amargas lembranças de um amor que era vidro e se quebrou, e eu não soube existir, fugi correndo, sem entender o que sentia e como lidar com esta felicidade que emanava de outra pessoa, agora com poderes sobre mim...um tanto de mágoa agora aos 50 anos, já no fim, sem ter amado de verdade. Posso entender o que meu terapeuta tenta achar nas minhas tristezas e depressões insolúveis: dor, mágoa, tudo que poderia ter sido e não foi, e não fui eu o escolhido. Lamento tanto passar in albis para o amor nesta existência, que me consome e leva um pouco de minha vida, todo dia, para o inevitável fim Neruda, Vinicius, os poetas do romantismo brasileiro, que morriam de amor e tosse ao 21 anos. Como os invejei, mas entrei em pânico próximo aos 21 anos, achando que iria morrer...até o anjo-poeta Quintana, falou do amor, um amor que não passa de puro abstrato na minha vida. Teoria poética, o resto é dor.








Soneto do Amor Total

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude

by Vinicius de Moraes


Resultado de imagem para dia nostalgico